O Síndico precisa ser morador do condomínio?

Por Equipe Montolli Advocacia | 17 de junho de 2021

O Síndico é o responsável por administrar o condomínio e muitas vezes possui o papel de negociador e de mediador dos conflitos internos. Essa função é de extrema importância e possui muitas responsabilidades. Dessa forma, fica a dúvida entre os condôminos, o síndico precisa morar no condomínio?

Devido à alta responsabilidade da função, por falta de experiência ou tempo para se dedicar ao condomínio, muitas vezes, é desafiador encontrar um condômino para exercer a função e visualizam a necessidade de contratar um terceiro para essa função, mas isso pode acontecer? Conforme o Código Civil, o síndico não precisa ser condômino, ou seja, pode ser um terceiro.

Assim, surgem os síndicos profissionais, que realizam a administração do condomínio. Existem vantagens e desvantagens em utilizar um terceiro na administração diária, cabe aos moradores verificarem se este tipo de contratação é adequado para a sua realidade. É importante ressaltar que administradoras de condomínio exercem uma função diferente do Síndico.

Dessa forma, o síndico não precisa ser morador do condomínio ou mesmo proprietário de um dos imóveis, para exercer a função. Virou sindico e precisa de dicas? Acesse mais este texto.