Meu cliente não quer pagar porque não gostou do serviço, o que fazer?

Por Equipe Montolli Advocacia | 29 de dezembro de 2020

Se imagine em uma situação em que você é empreendedor, despende seu tempo, dinheiro e conhecimentos para prestar serviço a um cliente, que ao final não quer pagar pelos serviços prestados por não ter gostado. Situação chata não é mesmo? E que infelizmente ocorre, e muito!

E o que fazer quando o seu cliente não quer pagar pelo serviço já prestado? Inicialmente o mais indicado é tentar dialogar e entender o que não lhe agradou na prestação do serviço, diante da resposta o empreendedor deve analisar o caso, e verificar se não é o caso de chegar a um denominador comum, além de demonstrar o valor do seu negócio. Chato né? Mas às vezes necessário sempre analisarmos se as críticas possuem fundamentos, buscando sempre aprimorar.

Mas se o cliente não tem razão e não quer efetuar o pagamento? O empreendedor possui 2 caminhos, acioná-lo extrajudicialmente ou judicialmente. A cobrança extrajudicial busca a resolução de forma amigável e menos onerosas para as partes. Caso opte por ser judicialmente deverá em caso de prova escrita ajuizar Ação Monitória, e em caso provas genéricas ajuizar Ação de Cobrança, porém ambos processos são lentos e mais onerosos.

A melhor opção é sempre resolver diretamente com o cliente, seja por negociação extrajudicial ou por meio da mediação.