Por Equipe Montolli Advocacia | 17 de dezembro de 2020
A relação entre locatário e locador muitas vezes perduram por anos, por isso é importante que todos os detalhes estejam acordados e transparentes no Contrato de Locação. Dessa forma, não existe Contrato de Locação simples, muitos empreendedores e pessoas físicas se esquecem da importância de negociar alguns pontos, para que tudo esteja alinhado durante a locação.
O Contrato de Locação precisa ser transparente quanto a diversos assuntos, sendo os principais: prazo, valor da locação, índice de atualização, data de pagamento, se as benfeitorias serão indenizáveis, além de determinar qual garantia será escolhida.
Devido à sensibilidade desse tipo de locação, principalmente pelo tempo que perdurar a locação, não é aconselhável utilizar minutas padrões encontradas na internet, pois dificilmente estarão coerentes com a realidade negociada. Além disso, é necessário buscar assessoria desde o início da negociação, para que consiga o melhor cenário para ambas as partes.
Além do Contrato de Locação, o Termo de Vistoria é muitas vezes esquecido. Este documento será de extrema relevância no momento da extinção do Contrato de Locação, tendo em vista que o Locatário deverá, muitas vezes, entregar o imóvel da mesma forma que recebeu.
Dessa forma, todos os documentos que envolvem a locação precisam ser analisados com cautela, mesmo que a relação prévia entre Locador e Locatário esteja excelente, para que continue assim durante toda a locação.