O que é Aceleração de Startups?

Por Equipe Montolli Advocacia | 18 de abril de 2017

 

Como sabemos, as Startups são empresas em seu período inicial, que buscam a inovação em qualquer ramo ou atividade e que pretendem ter um crescimento escalável. Dessa forma, referidos empreendimentos estão no foco de investidores que visam acelerar o progresso de crescimento em troca de ganhos financeiros futuros.

Assim, surgem as Aceleradoras, modelo mais moderno das incubadoras de empresas, que possuem o objetivo de proporcionar um crescimento escalável às Startups em um período mais curto de tempo. O propósito das Aceleradoras é alcançado com a utilização de técnicas que aperfeiçoem as operações internas da Startup, para assim atingirem o ponto de equilíbrio, fase em que consegue pagar seus custos e ter lucro.

Existem várias maneiras que uma Aceleradora pode auxiliar as Startups, como facilitar e proporcionar rodadas de investimentos, aportar capital próprio na empresa, compartilhar conhecimentos, experiências, por meio de mentores e suporte de networking, proporcionado o acesso a uma rede de contatos que sem a Aceleradora, talvez o empreendedor não conseguiria alcançar. Em troca a Aceleradora recebe participação nas quotas da Startup, até que ela se desenvolva plenamente. Após este período a Aceleradora poderá realizar a venda da sua participação a outros investidores ou empresas, com um valor superior ao investido incialmente.

Portanto, as Aceleradoras são uma espécie de investidor – com uma estrutura diferenciada – que busca expandir seus investimentos no novo mercado de Startups, apostando no mercado ligado as tecnologias, buscando fornecer uma estrutura necessária para que as Startups comecem a gerar lucros.

Autoras: Ingred Leonardo Martins Dellaretti, graduanda em Direito e Karinne Montolli Carvalho, advogada especialista em Direito Empresarial e Direito Tributário.