Se eu passar por um processo de mediação perco os meus direitos?

Por Equipe Montolli Advocacia | 20 de maio de 2020

É comum as pessoas terem dúvidas a respeito do processo de mediação. Um dos grandes questionamentos se refere a “perda” do direito pleiteado durante o processo de mediação. Primeiramente, ressalta-se que na mediação não existe o papel de vencedor e perdedor, todas as partes estão unidas com o objetivo de resolver determinado conflito.

Durante o procedimento de mediação, todos os assuntos tratados são considerados confidenciais, ou seja, caso as partes não consigam chegar a um consenso, nada do que foi dito pode ser utilizado em um possível processo judicial. Além disso, o próprio mediador tem o dever de confidencialidade, isto é, não pode ser testemunha ou prestar algum tipo de serviço para uma das partes pelo prazo de 2 anos. Essas proteções proporcionam maior confiabilidade das partes no processo de mediação e a imparcialidade do mediador.

Assim, podemos concluir que mesmo que a mediação não seja eficaz em resolver o conflito principal, o procedimento proporcionará as partes um ambiente seguro, livre de julgamento e a possibilidade de as partes desenvolverem a empatia, observando o ponto de vista da outra parte, o que de certa forma, auxilia em um futuro processo judicial. No Montolli Advocacia, além das ferramentas clássicas da mediação, também é utilizado a PNL e a ferramenta de análise comportamental para possibilitar a comunicação efetiva das partes, proporcionado um ambiente seguro e confortável.