Quero abrir uma franquia, o que preciso?

Por Equipe Montolli Advocacia | 09 de junho de 2021

Muitos negócios buscam a expansão por meio de franquia, no momento de decisão existem várias dúvidas do que é preciso para abrir uma franquia.  Além da estruturação jurídica é necessário analisar diversos outros pontos, sendo eles: análise do mercado, análise do marketing, construção dos procedimentos e do perfil do franqueado.

A estruturação jurídica se inicia no surgimento da necessidade de expansão, principalmente para avaliar se este é o melhor caminho jurídico para a ampliação dos negócios. Após decidido o caminho serão estruturados os documentos como a COF e o Contrato de Franquia, bem como a análise jurídica de todos os manuais desenvolvidos para os procedimentos aplicados na franquia.

Já a estruturação dos procedimentos, buscam a padronização de todos os franqueados, como, por exemplo, construção da imagem e identidade dos locais de atendimento, o atendimento ao clientes, embalagem dos produtos, para que o cliente final encontre o mesmo serviço/produto em todos os locais.

Um dos pontos mais importantes é a construção do perfil do franqueado, para analisar se aquela pessoa faz sentindo para o seu negócio. Ressalta-se que não pode se construir perfis discriminatórios, mas pode exigir uma formação, experiência administrativa e experiência no ramo, por exemplo.

Dessa forma, ao decidir por esse tipo de expansão é imprescindível analisar vários pontos, principalmente conecta-los para uma construção mais sólida. Tem alguma dúvida sobre franquia? Fique à vontade para nos enviar por email.