O que significa “Mergers and Acquisitions?”

Por Equipe Montolli Advocacia | 06 de novembro de 2019

O termo “Mergers and Acquisitions” ou “M&A” significa Fusões e Aquisições, refere-se ao processo de fusão de duas empresas ou a aquisição de uma empresa. A grande vantagem de se utilizar esse tipo de transação é que é possível expandir os negócios, aproveitando as qualidades de outra empresa visando uma melhoria da atividade ou a unificação as duas empresas juntas trabalharão de forma melhor.

M&A ao contrário do que todos pensam, não se limita a grandes empresas. Pelo contrário, é uma transação que engloba empresas de diversos tamanhos, podendo ser grandes, médias ou pequenas. Ainda, há possibilidade de fusão de duas empresas pequenas que, juntamente e com conhecimento mútuo, podem se tornar uma empresa grande, como ocorreu com a Time e a Compera, que se fundiram e formaram a Movile.

Há duas alternativas para a empresa que faz M&A, ajudando o empreendedor a realizar a atividade melhor do que ele faz ou trazendo para a empresa um novo modelo de negócio. Para começar um M&A, o primeiro passo é fazer o Valuation, ou seja, estimar o valor da empresa de modo quantitativo. Esse método possui três etapas: primeiramente, o empreendedor deve estimar o fluxo de caixa da empresa para os próximos períodos, depois deve definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento e, por fim, deve trazer os resultados para o valor presente e soma-los.

Finalmente, um ponto crucial para aquele quem vai passar por um M&A é o due dilligence, que busca garantir que tudo sairá corretamente no processo, descrevendo o que está sendo comprado ou vendido. Dessa maneira, com uma análise detalhada das informações e documentos referentes a uma empresa, o due dilligence vai identificar quaisquer problemas para, então, reconhecer as providências a serem tomadas.

Portanto, o M&A é um processo ainda pouco conhecido pelos brasileiros, mas que é extremamente vantajoso para o crescimento de uma empresa. Contudo, devem ser observados todos os passos para que o processo seja o mais sóbrio possível. Assim, esse processo permite o desenvolvimento e o progresso de uma empresa, podendo se desenvolver sozinha ou juntamente com outra empresa que possui o mesmo objetivo.